ATI, AIGLX e Beryl no Ubuntu Edgy fácil fácil

Acabei de instalar meu Ubuntu e pra deixar o visual dele menos chato resolvi usar desktop 3D. Todo mundo já viu dezenas de vídeos do famoso cubo 3D do Beryl e não conheço uma pessoa que não tenha vontade de experimentar.

Já brinquei com o Beryl antes usando XGL e os drivers proprietários da ATI para minha Radeon 9800 Pro mas não achei nada fácil e não gostei do desempenho. Para nessa nova tentativa resolvi usar o AIGLX que já vem instalado no Ubuntu Edgy e só precisa ser ativado. Foi tudo muito simples e rápido, gostei muito da facilidade de instalação e do desempenho que achei superior aos meus testes anteriores.

Os procedimentos abaixo foram testados com uma placa de vídeo Radeon 9800 Pro rodando os drivers Open Source, tudo isso claro, num Ubuntu Edgy. Os drivers proprietários da ATI não permitem o uso do AIGXL então você vai ter que remove-los se quiser usam esse tutorial.

Pra começar vamos ver se o direct rendering está ativo no seu sistema, para isso digite esse comando no console:

glxinfo | grep rendering

A resposta deve ser isso:

direct rendering: Yes

Vamos agora adicionar os repositórios do Beryl. Digite:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

No gEdit que foi aberto adicione a linha:

deb http://ubuntu.beryl-project.org/ edgy main

Salve o arquivo e feche o gEdit. Para ter acesso a esse repositório precisamos adicionar a chave de autenticação, basta digitar os comandos abaixo:

wget http://ubuntu.beryl-project.org/root@lupine.me.uk.gpg
sudo apt-key add root@lupine.me.uk.gpg

Depois basta atualizar a lsita de pacotes com:

sudo apt-get update

Instale os pacotes do Beryl:

sudo apt-get install beryl-core beryl-plugins beryl-plugins-data emerald beryl-settings beryl-manager beryl beryl-dev emerald-themes

Com o Beryl instalado vamos editar o arquivo xorg.conf que é a configura do servidor X:

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Adicione a linha abaixo na seção Device:

Option "XAANoOffscreenPixmaps" "true"

Salve, saia do gEdit e agora vamos configurar o beryl-manager para ser iniciado automaticamente em cada sessão do Gnome.

Como o nome já diz, o beryl-manager é responsável gerenciar o Beryl. Clique em Sistema > Preferências > Sessões. Vá até a aba "Programas Iniciais", clique em "Adicionar" e digite beryl-manager.

Agora é só reiniciar o servidor X com a combinação de teclas CTRL + ALT + Backspace.

Se tudo deu certo, você já tem um desktop 3D bonito e prático. Você vai ver que o Beryl rodando no seu computador é muito mais legal do que os vídeos rodando no computador dos outros. ;)

[, , ]

Comentários