"Linux tem nome: Ubuntu"

Minhas primeiras experiências com Linux foram a bastante tempo atrás, não sou tão velho nesse mundo mas já se passaram muitos anos desde que instalei um tal de Conectiva 6 no meu 486. Na época eu não conhecia ninguém que rodasse Linux, na verdade nunca nem tinha visto o sistema rodando mas era um garoto curioso e queria descobrir o que era esse tal Linux. Lembro que a falta de conhecimento e conhecidos pra ajudar fizeram com que primeiro eu perdesse minha partição de dados na tentativa de instalação e depois passei uma semana no dual boot até configurar meu modem.

Com grande satisfação posso falar que usar Linux hoje não é mais tão complicado quanto já foi. E não digo isso porque conheço um pouco mais do sistema, digo isso porque agora existe o Ubuntu. Estou tendo o prazer de rodar nesse momento a versão 7.04 dessa distribuição. Essa versão é beta e o produto final sai em um mês.

Acabei de instalar o sistema e fiz as atualizações sugeridas automaticamente. Depois do reboot fui conferir a opção "Efeitos da Área de Trabalho" que permite o uso daqueles eye-candy famosos. Achei incrível habilitar essas opções com apenas dois cliques mas não gostei de ver que a cereja do bolo, desktop 3D, não funcionava. Para resolver cliquei em "Aplicações" > "Adicionar/Remover", digitei Beryl na busca, marquei os resultados e cliquei em OK. Simples e fácil. Eles conseguiram tornar o meu artigo sobre instalação do AIGLX + Beryl algo completamente inútil.

Com um bonito e moderno desktop funcionando com menos de 5 minutos resolvi acessar internet e ver uns vídeos no YouTube. Flash Player? O Firefox avisou que eu precisava do plugin, pediu a minha confirmação e fez todo o serviço. Falando em vídeos, resolvi ir para minha coleção pessoal. Cliquei no primeiro vídeo e o Totem disse que eu não tinha codec mas me sugeriu alguns pacotes para resolver o problema. Aceitei a sugestão e pronto, vídeo rodando. Testei outros formatos e sempre que o sistema não encontrava um codec instalado automaticamente me sugeria algum pacote para resolver o problema.

Uma novidade dessa versão, que ainda não pude testar, é a opção de instalar drivers proprietários em poucos cliques. Na próxima semana devo comprar uma nova placa de vídeo e então vou poder testar esse recurso. Como tudo andou bem até agora não tenho nenhum receio de que algo possa dar errado.

A única coisa chata é que o GRUB ainda "engole" a entrada para o Windows quando adiciona algum novo kernel na lista. Se bem que com tanta facilidade e eficiência eu não faço questão nenhuma de voltar pra lá.

Comentários