Webcam dos Acer Aspire 5600 Series no Ubuntu Linux

Os notebooks Aspire da Acer vem com uma webcam integrada acima da tela. Essa webcam pode ser da Logitech, Orbit ou uma marca desconhecida que dizem se chamar Bison. Bison mesmo eu só conheço o 'chefão' do Street Fighter mas esse é assunto do meu outro blog.

Como essa webcam Bison não funciona out of the box no Ubuntu esse artigo tem como objetivo descrever os passos para você deixa-la operacional. Tudo que esta escrito aqui foi testado com sucesso num Aspire 5630 com Ubuntu 7.04.

Primeiro vamos identificar se realmente temos uma webcam Bison no notebook, depois baixar e compilar os fontes do driver, carregar o modulo e por fim testar em alguma aplicação. Simples, rápido e indolor.

Para identificar a webcam basta executar o lsusb no console e procurar por uma linha com ID 5986:0100 ou ID 5986:0200.

Para baixar o código fonte direto do repositório é preciso ter o Subversion instalado e executar:

1
svn checkout svn://svn.berlios.de/linux-uvc/linux-uvc/trunk

Se você não tem e nem deseja instalar o Subversion basta copiar para alguma pastas todos os arquivos do site: http://svn.berlios.de/svnroot/repos/linux- uvc/linux-uvc/trunk.

No Ubuntu é necessário fazer uma pequena alteração no arquivo Makefile substituindo a linha INSTALL_MOD_DIR := usb/media para INSTALL_MOD_DIR := kernel/ubuntu/media/usbvideo.

Agora basta a seqüencia de comandos abaixo para compilar e carregar o módulo do driver.

1
2
3
4
5
cd [diretorio dos arquivos]
sudo make
sudo modprobe -r uvcvideo
sudo make install
sudo modprobe uvcvideo

Para testar basta abrir qualquer programa que faça uso do dispositivo. No meu caso testei a funcionalidade da webcam com o luvcview que é recomendado pela equipe que mantém o driver. Para instalar o luvcview:

1
2
3
4
5
wget http://mxhaard.free.fr/spca50x/Investigation/uvc/luvcview-20070512.tar.gz
tar -xzvf luvcview-20070512.tar.gz
cd luvcview-20070512
make
./luvcview

Se tudo aconteceu sem problemas uma janela com um live preview da webcam salta na sua tela. Para compilar o luvcview é necessário ter as bibliotecas de desenvolvimento do SDL, caso não tenha instale com o comando:

1
sudo apt-get install libsdl1.2-dev

Qualquer dúvida deixe um comentário que eu tenho ajudar.

Comentários