Extendendo online um file system ext3 com LVM

Outro dia você configurou um LVM em 3 minutos, rápido e fácil. Aquele file system já não cabe mais tudo que precisa guardar, chegou a hora aumentar o espaço. E agora?

Graças ao LVM tudo continua fácil. Segundo as configurações do artigo anterior, a nossa configuração tem o VG vg0 e o LV lvol0. Queremos extender o file system criado para aproveitar o tamanho do disco /dev/sdc recém instalado no servidor.

Primeiro você pode criar uma partição do tipo Linux LVM conforme já foi visto. Depois disso criamos o physical volume na nova partição:

1
[root@rhel ~]# pvcreate /dev/sdc1

Vamos extender o VG vg0 para usar o novo PV que criamos na partição:

1
[root@rhel ~]# vgextend vg0 /dev/sdc1

Agora podemos extender o LV lvol0 para o tamanho desejado, o comando que usamos é o lvextend e possui várias formas. A primeira delas com a opção -L extende o LV em unidade de megabytes. Essa opção aceita os sufixos M, G, T, P e E para megabytes, gigabytes, terabytes, petabytes ou exabytes respectivamente. Para ter um LV com 15G fazemos:

1
[root@rhel ~]# lvextend -L 15G /dev/vg0/lvol0

O valor 15G é absoluto, é possível usar o sinal de mais para adicionar o valor ao tamanho atual do LV. O comando abaixo vai adicionar 5G ao LV:

1
[root@rhel ~]# lvextend -L +5G /dev/vg0/lvol0

Com a opção -l extendemos o LV usando logical extends como unidade de medida. Calcular o número de logical extends que queremos no LV é um pouco mais chato, não vou falar disso agora mas vou usar essa opção pra mostrar um atalho:

1
[root@rhel ~]# lvextend -l 100%VG /dev/vg0/lvol0

O comando acima vai alocar 100% do espaço do VG para o LV lvol0. É exatamente isso o que queremos.

Por fim é só extender o file system, a partir do kernel 2.6 podemos extender partições ext3 online:

1
[root@rhel ~]# resize2fs /dev/vg0/lvol0

Missão data é missão cumprida.

[, , , , , ]

Comentários