Media Server para Xbox 360 com MiniDLNA

O MiniDLNA é um servidor UPnP, com ele é possível disponibilizar para outros equipamentos da rede arquivos de vídeo, áudio e fotos através de streaming. Eu gostei desse software devido a simplicidade e agora estou o utilizando para levar o conteúdo de filmes e músicas que tenho para a sala através do Xbox 360.

A instalação no Ubuntu é padrão:

sudo apt-get install minidlna

Ele funciona com configurações por usuário ou para todo o sistema, optei por uma configuração global para todo o sistema por simplicidade. Basta editar o arquivo /etc/minidlna.conf alterando conforme exemplo abaixo:

media_dir=A,/home/user/Music
media_dir=V,/home/user/Videos
friendly_name=Media Center
db_dir=/var/cache/minidlna
log_dir=/var/log

Onde:

  • media_dir é o caminho para onde estão os arquivos. A letra antes indica o tipo de arquivo, A para áudio, V para vídeo e P para imagens.
  • friendly_name é o nome pelo qual seu media center será reconhecido.
  • db_dir é o local para armazenar a base de dados, apenas remova o # da linha.
  • log_dir é o local para armazenar os logs, apenas remova o # da linha.

Agora basta criar o diretório para base de dados e iniciar o serviço:

sudo mkdir /var/cache/minidlna
sudo /etc/init.d/minidlna start

O seu media center já deve estar acessível através da rede para outros dispositivos. No Xbox 360 aperte o botão Guide, vá para Media e selecione Music Player ou Video Player, na tela seguinte deve parecer um computador com o friendly_name que você configurou.

Para fazer com que o MiniDLNA inicie juntamente com o boot do seu computador basta usar o comando abaixo:

sudo update-rc.d minidlna defaults

O Xbox 360 toca muitos formatos mas não é tão flexível quanto um computador e seus variados players e codecs. Para saber os formatos compatíveis acesse o página de suporte do Xbox 360.

Pequeno, simples e cumpre o que promete. Não tem como não gostar do MiniDLNA. Para Linux ainda não tinha encontrado opção tão fácil. Para Windows você pode usar o Media Player para mesma tarefa.

[, , , , ]

Comentários