Instalando LAMP (Apache, MySQL e PHP) no Ubuntu

Preparar o seu Ubuntu Desktop para virar um ambiente de desenvolvimento LAMP é fácil e rápido. Esse ambiente é fundamental para desenvolvedores web ou até mesmo para quem não é programador mas mantém um blog ou sites pequenos.

Como a primeira letra do LAMP é Linux e isso já temos instalado vamos pular e ir direto para segunda, ou melhor pra todas as três restantes de uma só vez. Abra um terminal e digite:

sudo apt-get install apache2 mysql-server php5 php5-mysql

Como você já deve ter notado esse comando vai instalar o servidor Apache com suporte a PHP e o servidor MySQL. Depois disso vamos trocar a senha do usuário root do MySQL com o comando:

sudo mysqladmin -u root password novasenha

Onde "novasenha" é a senha que você deseja.

Para facilitar a sua vida na administração desse servidor MySQL vamos instalar o famoso phpMyAdmin com o comando:

sudo apt-get install phpmyadmin

Agora vamos testar se tudo funcionou corretamente, para isso basta criar um arquivo com o nome index.php em /var/www com o comando:

sudo gedit /var/www/index.php

Copie e cole o código abaixo:

<?php php_info();?>

Agora basta acessar http://localhost/ para ver uma página com informações do PHP indicando que tudo funcionou corretamente. O site de administração do phpMyAdmin pode ser acessado no endereço http://localhost/phpmyadmin/.

O diretório default para sites é /var/www então é lá que os arquivos do seu site devem ficar para estarem disponíveis no Apache.

Comentários