Rodando Windows nativo através de máquina virtual no Ubuntu

Esse artigo mostra como fazer para rodar uma instalação real do Windows através de uma máquina virtual usando o VMware Server no Ubuntu. Isso serve para quem já tem o Windows e Ubuntu em dual-boot com Linux e tem interesse de usar essa mesma instalação do Windows virtualizada DENTRO do Ubuntu economizando assim espaço em disco e tendo algumas vantagens.

Exemplo de uso? Tenho o Ubuntu como sistema principal e o Windows para jogos. Quando preciso usar o Windows para algo rápido e que não precisa de desempenho eu carrego ele através de uma máquina virtual sem sair do Ubuntu. Quando quero jogar dou boot nele direto.

As dicas abaixo são todas baseadas em experiências pessoais, eu não sou nenhum expert em virtualização e nem domino todas as opções e parâmetros do VMware. O texto abaixo mostra o que eu fiz para resolver o meu problema, funcionou aqui no meu computador e pode funcionar no seu. Use as dicas abaixo por sua conta e risco, eu não me responsabilizo por qualquer dano ao seu sistema.

Preparando

O recomendado é fazer isso do zero mas nada impede de você usar tudo que já tem. Fazendo do zero é bom instalar o Windows e depois o Ubuntu porque o sistema da Microsoft tem uma mania terrível de engolir o GRUB e ignorar outros sistemas operacionais instalados no disco.

Com o dual-boot preparado configure um tempo razoável para seleção dos sistemas no menu do GRUB. Aqui deixei 10 segundos o que acho suficiente. Essa alteração é feita editando o arquivo /boot/grub/menu.lst e mudando o valor da variável timeout para o número desejado.

Provavelmente você vai rodar o VMware através do seu usuário normal então temos que garantir que ele vai ter acesso aos discos. Para isso faça no terminal:sudo adduser seu_usuario disk

Instale o VMware Server no Ubuntu. Existem muitos passo-a-passo para fazer isso na internet, não vou me preocupar em explicar isso aqui até porque é basicamente baixar o pacote, descompactar e rodar o script de instalação padrão.

Ajustando o Windows

Dê boot no Windows e crie um novo profile de hardware. Para isso acesse Control Panel > System > Hardware > Hardware profiles. Clique em Copy e nomeie o profile como VMware

. Marque a opção Wait until I select a hardware profile para que o Windows aguarde a seleção do profile correto antes do boot.

Reinicie no Ubuntu.

Criando a máquina virtual

Inicia o VMware Server e crie uma nova máquina virtual custom. Siga os passos normais até a parte do disco. Agora selecione Use Physical Disk, depois Use Entiry Disk.

Inicia a máquina virtual. Selecione o Windows no menu do GRUB e selecione o profile VMware no Windows. Instale o VMware Tools através do menu VM > Install VMware Tools, reinicie a máquina virtual e instale todo o hardware que ele detectar.

Lembre-se SEMPRE inicie a máquina virtual com o profile VMware, nele estarão configurados o hardware para máquina virtual. Quando você iniciar o Windows nativamente SEMPRE escolha o profile original.

Possíveis problemas

Se o Windows parar no boot com uma tela azul e reiniciar você vai ter que parar a máquina virtual e alterar na mão o arquivo de configuração dela. O arquivo tem geralmente nome da máquina, a extensão .vmx e por padrão fica em /var/lib/vmware/Virtual Machines/nome-da-vm. Abra o arquivo e substitua as entradas scsi para o disco por ide, exemplo:

scsi0:0.present = "TRUE"
scsi0:0.fileName = "Windows XP Pro.vmdk"
scsi0:0.deviceType = "rawDisk"

para:

ide0:0.present = "TRUE"
ide0:0.fileName = "Windows XP Pro.vmdk"
ide0:0.deviceType = "rawDisk"

Abra também o arquivo de configuração do disco dessa máquina, no meu caso Windows XP Pro.vmdk e delete as entradas abaixo (os valores de cada item podem ser diferentes):

ddb.geometry.biosSectors = "63"
ddb.geometry.biosHeads = "255"
ddb.geometry.biosCylinders = "19457"

Por fim, altere o driver de scsi para ide substituindo ddb.adapterType = "buslogic" por ddb.adapterType = "ide". Salve os arquivos e inicie a máquina virtual.

[]

Comentários