Templates RedBox para Old Dragon versão Scribus

Para quem não conhece Old Dragon é um RPG nacional, desenvolvido por Fabiano Neme e Antônio Sá Neto, lançado pela RedBox Editora . Ele é baseado nas versões antigas do mais famoso RPG de fantasia do mundo, o conhecido Dungeons & Dragons. O trabalho da RedBox no Old Dragon é de tirar o chapéu, suportando a comunidade de jogadores com produtos comerciais e gratuitos.

Para incentivar a produção de material de qualidade para o jogo a editora lançou templates Adobe InDesign para diagramação de aventuras e suplementos. Qualquer um com conhecimento e acesso ao InDesign pode diagramar livros utilizando o template padrão da editora. Uma maravilha! O única dificuldade é o próprio InDesign ser um software proprietário, caro e seu formato ser exclusivo. Para profissionais do meio isso certamente não é problema, para quem deseja lançar uma aventura em PDF se torna um complicador.

Sabendo da existência do Scribus como alternativa opensource, gratuita e multi plataforma para diagramação, resolvi encarar a missão de fazer uma versão Scribus do template InDesign da RedBox. Mesmo sem experiência anterior, abri o template da RedBox no InDesign, carreguei o Scribus e fui tentar reproduzir o que via em um no outro. Como conseguir eu não fazia ideia.

Depois de algumas várias horas sem parar nem para comer, consegui! Depois fazer o template de aventuras virar de suplementos foi fácil. O Scribus usa texto puro para seus arquivos, isso facilita muito a manipulação e criação de scripts. Novidades em breve!

Abaixo screenshots dos templates rodando no Scribus, link para download e um PDF exemplo gerado a partir do template de aventuras.

Yes! Agora é possível diagramar para Old Dragon sem estar preso ao InDesign! :)

Downloads

Screenshots

Template de Aventura para Scribus

Template de Aventura para Scribus

Template de Suplemento para Scribus

Comentários